quinta-feira, 17 de março de 2011

Pedagogias

CÉLESTIN FREINET

Frenet em sua proposta pedagógica centrava-se na atividade e na criação. Preocupado com a relação escola e meio social, lutava pela transformação da escola onde a considerava desligada da vida, distante da família, teórica e dogmática. Propondo então um novo método de ensino, onde este foi o resultado de comparações de estudos e diálogos com seus colegas, que, juntos, construíram uma nova pedagogia.
Uma pedagogia experimental, a bem dizer, à qual dedicou o melhor do seu tempo, reinventando e inventando técnicas e atividades nunca antes trabalhadas, para edificação de um projeto próprio, calcado em reflexões críticas sobre a educação da época, que nunca deixou de questionar e pôr à prova.
Novas técnicas como a pedagogia do Bom Senso, possibilitariam ao professor rever a própria postura em relação ao ensino e à educação, abrindo todos os caminhos possíveis para que os alunos e professores pudessem refletir sobre a realidade e sobre ela expressarem-se livremente, em clima de harmonia e disciplina, tanto os conhecimentos básicos da aprendizagem, como os problemas da vida cotidiana.
O que distingue Freinet dos demais pensadores do movimento da escola nova é que ele cria um movimento em prol da escola popular, defendia a livre expressão como um princípio pedagógico, além da educação pelo trabalho e a cooperação e o tateamento experimental.
Acreditando que educar é construir junto, sua pedagogia se alicerça em quatro eixos fundamentais:
·         A cooperação: como forma de construção social do conhecimento;
·         A comunicação: como forma de integrar esse conhecimento;
·         A documentação: registro da história que se constrói diariamente;
·         A afetividade: elo de ligação entre as pessoas e o objeto do conhecimento.



JEAN WILLIAM FRIT PIAGET
Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
As teorias de Piaget sobre o desenvolvimento psicológico mostraram-se muito influentes. Entre outros, o filósofo e cientista social Jürgen Habermas as incorporou em seu trabalho, mais notadamente em A Teoria da Ação Comunicativa. O historiador da Ciência Thomas Kuhn e o pensador marxista Lucien Goldmann tiveram em Piaget um interlocutor importante. A influência de Piaget na pedagogia é notável. Na área da alfabetização temos a obra de Emília Ferreiro. No Brasil, suas ideias começaram a ser difundidas na época do movimento da Escola Nova, principalmente por Lauro de Oliveira Lima.z Piaget.
As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma. 
SUA TEORIA:
-Assimilação;
-Acomodação;
-Equilibração.


WALDORF
Criada por Rodolf  Joseph Lorenz Steiner.
As escolas Waldorf sempre foram integradas da 1a à 8a (ou 9a) séries, e até a 12a quando possuem o ensino médio, de 4 anos. Não há repetições de ano, e nem atribuição de notas no sentido usual.
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Essa concepção leva em conta as diferentes características das crianças e adolescentes segundo sua idade aproximada. O ensino é dado de acordo com essas características: um mesmo assunto nunca é dado da mesma maneira em idades diferentes.



Outras pedagogias:
JOHN DEWEY
MARIA MONTESSORI
PAULO REGLUS NEVES FREIRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário